Sugestão foi dada pelo Conselho Municipal da Saúde
Prefeitura de Ribeirão Preto descarta lockdown
A possibilidade de um lockdown em Ribeirão Preto foi discutida em reunião entre o Conselho Municipal de Saúde, representantes do Ministério Público Estadual e outras autoridades. Médicos defenderam o isolamento total como forma de controlar o coronavírus, mas houve preocupações com o impacto econômico em empresas já fragilizadas pela pandemia.
Medidas restritivas em análise
O secretário-assistente da Casa Civil, Antônio da Zabude, afirmou que a prefeitura não adotará o lockdown. Em seu lugar, serão analisadas medidas restritivas mais brandas. Participantes da reunião se comprometeram a enviar sugestões à promotoria até o final do dia, para posterior avaliação e encaminhamento à prefeitura. Uma nova reunião está prevista para amanhã.
Propostas para o prefeito
O promotor Van der Leitre Indade explicou que o Ministério Público Estadual analisará as propostas recebidas e as encaminhará ao prefeito Duarte Nogueira. A expectativa é que o prefeito elabore um decreto com base nas medidas sugeridas, buscando um equilíbrio entre o controle da pandemia e o suporte à economia local. A decisão coletiva foi por não adotar o lockdown no momento, mas sim buscar outras restrições, acompanhadas de políticas públicas de apoio à população e às empresas.
Leia também
Após discussões envolvendo diversos setores da sociedade, decidiu-se por não decretar lockdown em Ribeirão Preto. A prioridade atrásra é a análise de medidas alternativas para conter o avanço do vírus, sem causar maiores prejuízos econômicos à cidade. A prefeitura trabalhará em conjunto com outros órgãos para implementar as ações mais eficazes.



