CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prefeitura deve instalar estações de ônibus na região central de Ribeirão Preto

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marco Guarizzo
estações de ônibus Ribeirão Preto
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marco Guarizzo

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marco Guarizzo

A região da Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto passará por mudanças significativas em seus pontos de ônibus. A prefeitura detalhou um projeto em fase de licitação que visa modernizar o transporte coletivo na área central da cidade.

Novas Estações e Corredores Preferenciais

O projeto prevê a construção de novas estações nas ruas Florentino de Abril e Américo Brasiliense. A Transerp planeja implementar corredores preferenciais para ônibus nessas vias, buscando otimizar o fluxo do transporte público. Segundo Reinaldo Lapatti, analista de transportes da Transerp, a implantação dos corredores, embora inicialmente prevista para este mês, pode ter seu prazo prorrogado. Lapatti esclarece que os corredores não serão exclusivos, mas sinalizados para incentivar os motoristas a utilizarem as faixas da esquerda, facilitando a circulação dos ônibus na faixa da direita.

Benefícios para os Usuários e Discussões em Andamento

As novas estações serão cercadas, com acesso controlado por catracas, agilizando o embarque e evitando congestionamentos. Lapat destaca que as melhorias trarão mais segurança, conforto e, principalmente, agilidade, fator crucial para aprimorar o desempenho do transporte coletivo. O embarque será realizado pelas portas traseira e intermediária dos ônibus, permitindo o acesso simultâneo de até quatro passageiros.

Impacto na Catedral e Medidas Mitigatórias

As rachaduras na Catedral Metropolitana são uma preocupação constante. Um laudo apontou que o tráfego intenso na Rua Florencio de Abril contribui para a deterioração do prédio. Embora o Fórum de Entidades de Ribeirão Preto (Ferp) se mostre contrário à instalação das estações, a prefeitura garante que o projeto não está diretamente ligado à restauração da Catedral. A troca do piso nas estações de ônibus tem como objetivo diminuir os efeitos do tráfego sobre a construção centenária. A branche Fouade Habedo, secretária de obras de Ribeirão, explica que a substituição do pavimento flexível por uma placa de concreto armado distribuirá os esforços de forma mais uniforme, minimizando as vibrações.

As intervenções buscam modernizar o sistema de transporte público e preservar o patrimônio histórico, conciliando as necessidades da população com a conservação de um importante símbolo da cidade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.