Quem fizer o pagamento do tributo até 10 de janeiro terá 10% de desconto; imposto está reajustado em 4,14%
Entrega do IPTU 2024 em Ribeirão Preto
A Prefeitura de Ribeirão Preto retoma a entrega dos carnês do IPTU 2024. Apesar do início da distribuição em 20 de dezembro, muitos contribuintes ainda não receberam o documento em suas casas. A expectativa dos Correios, em conjunto com a Secretaria da Fazenda, é que a entrega seja concluída até o dia 5 de janeiro.
Pagamento e Reajuste
O prazo para pagamento do IPTU, seja à vista ou em parcelas, vence em 10 de janeiro. O pagamento à vista oferece um desconto de 10% sobre o valor total. Para 2024, houve um reajuste de 4,14% no IPTU, baseado nos dados da inflação do INPC de novembro de 2022 a outubro de 2023. Este reajuste é menor que o de 2022, que foi de 6,46%. Outros tributos municipais, como ISS (Imposto Sobre Serviços), ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), multas e infrações, também sofreram o mesmo reajuste de 4,14%.
Segunda Via e Informações Adicionais
Contribuintes que não receberem o carnê até 10 de janeiro, ou que estejam fora de seu domicílio, podem emitir a segunda via online através do site www.riberaumpreto.sp.gov.br.fazenda.s.i.ptu.com.br. O site também permite a pesquisa de débitos de imóveis em www.riberaumpreto.sp.gov.br.fazenda.s.i.ptu.imóvel. Foram lançadas 373.599 unidades, com mais de 350 mil carnês impressos e 23.150 lançamentos no IPTU digital.
A Prefeitura orienta os contribuintes a procurarem os canais de atendimento disponíveis caso necessitem de auxílio. A emissão da segunda via online garante o cumprimento dos prazos e evita possíveis transtornos.



