Projeto está em fase de estudos e não tem prazo para ser concluído
Um princípio de incêndio atingiu o Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto na manhã desta quarta-feira. O fogo, que começou em um galpão onde são armazenados pneus velhos, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros com o auxílio da Guarda Civil Municipal. A suspeita é de invasão e incêndio criminoso.
Parque em estado de abandono
Testemunhas relatam que o parque se encontra em estado de abandono, com portões arrombados e estruturas deterioradas. Gustavo Li, membro do grupo de kart motos de Ribeirão Preto, que utiliza o kartódromo do parque, expressou sua indignação com a situação: “É de desgosto, tristeza, que não dá nem pra explicar… a gente não acredita que um espaço desse aí jogado às traças”. O parque, com 230 mil metros quadrados, inaugurado em 1976, encontra-se muito aquém do seu potencial.
Prefeitura busca parceria público-privada
Diante do problema, a Prefeitura de Ribeirão Preto busca uma parceria com a iniciativa privada para administrar o parque. Segundo o secretário de Turismo, Edmilsson Domínguez, o projeto de concessão pública está em estudo, visando melhorias na segurança, infraestrutura e atendimento ao público. Domínguez afirma que a complexidade do processo se deve à necessidade de encontrar um modelo adequado de concessão para um parque de tais dimensões e peculiaridades, algo pouco comum no Brasil. A demora na resolução da questão também se justifica pela busca de um modelo que garanta o retorno positivo para a população.
Leia também
Segurança e futuro do kartódromo
Apesar da presença da Guarda Civil Municipal 24 horas por dia no local, as invasões são frequentes devido à grande extensão do parque. A Prefeitura pretende reforçar a segurança com melhorias nos acessos. Quanto ao kartódromo, cuja pista está deteriorada, o futuro dependerá do parceiro privado que assumir a administração do parque.