Cidade registrou grande recusa aos recenseadores do IBGE durante o Censo; índice de moradores interfere no repasse de verbas
Ribeirão Preto registrou 698.259 habitantes no Censo de 2022, um aumento de 15,48% em relação a 2010, porém 3% abaixo do projetado em 2021.
Impacto na arrecadação municipal
O crescimento populacional menor que o esperado pode afetar a arrecadação municipal. Recursos do ICMS, que tem a população como 13% de seu índice de cálculo, podem ser impactados. Verbas federais para assistência social também podem sofrer alterações.
Análise dos dados e possibilidade de recontagem
A prefeitura de Ribeirão Preto analisa a possibilidade de solicitar uma recontagem, considerando que o município teve um alto índice de recusas (14%) no Censo. O IBGE possui métodos para compensar essas recusas, mas a prefeitura avaliará se esses métodos foram suficientes para garantir a precisão dos dados. O processo de recontagem poderia ser administrativo, sem necessidade de ações judiciais.
Desenvolvimento da cidade e outros dados relevantes
Embora a população seja menor que o previsto, o Censo também apontou aumento de empregos e melhoria na qualidade de vida, dados relevantes para o planejamento da cidade. A análise conjunta dos dados do Censo é crucial para direcionar políticas públicas e o desenvolvimento de Ribeirão Preto. A influência da polarização política nos últimos anos na coleta de dados também será considerada na análise da prefeitura.



