Juiz entendeu que a gravação é uma propaganda eleitoral; confira os destaques do ‘De Olha na Política’ com Marcelo Fontes
A Justiça Eleitoral de Ribeirão Preto determinou a remoção de um vídeo do pré-candidato à prefeitura João Gandini (MDB), que criticava a gestão atual. O vídeo, que abordava uma licitação da Daerp para aluguel de caminhões-pipa, foi considerado propaganda eleitoral extemporânea e negativa pelo juiz Silvio Ribeiro de Souza Neto. Gandini foi multado em R$ 5 mil.
Eleições antecipadas em Ribeirão Preto?
A decisão judicial antecipa o início da campanha eleitoral em Ribeirão Preto, mesmo com a data das eleições ainda indefinida (outubro ou novembro). A ação do PSDB, partido do prefeito Duarte Nogueira, sugere que o atual prefeito deve concorrer à reeleição. A assessoria de Gandini informou que irá se posicionar sobre o caso.
Prefeitura solicita flexibilização da quarentena
O prefeito Duarte Nogueira pediu ao governo do Estado de São Paulo a inclusão de parques e salões de beleza na fase laranja do plano de retomada da quarentena. Salões de beleza, mesmo considerados serviços essenciais pelo governo federal, permanecem fechados em São Paulo. A decisão sobre o pedido da prefeitura será anunciada na sexta-feira.
Leia também
Justiça nega aporte financeiro ao Consórcio Pró Urbano
A Justiça negou o pedido de R$ 7,8 milhões do Consórcio Pró Urbano para cobrir prejuízos causados pela pandemia. A decisão argumenta que, como empresa privada, o consórcio deveria ter previsto tais situações. Apesar disso, muitas prefeituras têm feito aportes financeiros ao transporte público, mesmo sendo operado por empresas privadas, devido à natureza pública do serviço.
Em resumo, a semana em Ribeirão Preto foi marcada por ações judiciais que influenciam tanto a corrida eleitoral quanto a crise sanitária e econômica gerada pela pandemia. A situação demonstra a complexidade dos desafios enfrentados pelo município.