Multas começam a ser aplicadas a partir de 1º de novembro; Jerônimo Gonçalves e Franciso Junqueira podem ser flexibilizadas
O corredor de ônibus do quadrilátero central de Ribeirão Preto foi inaugurado, trazendo mudanças significativas para o trânsito na região. A partir de novembro, motoristas serão multados por trafegar irregularmente em faixas exclusivas.
Novas Regras e Faixas Exclusivas
Avenidas como Visconde de Inhaúma, Barão do Amazonas, Lafayette, Florencio de Abreu, Francisco Junqueira e Gerônimo Gonçalves receberam faixas exclusivas para ônibus. Inicialmente, a fiscalização será focada em algumas vias, com a possibilidade de uso híbrido em horários de menor fluxo (das 9h às 17h e após as 20h), dependendo de análise técnica. A Gerônimo Gonçalves e a Francisco Junqueira terão preferência para ônibus, mas não serão totalmente exclusivas.
Adaptação e Fiscalização
A fiscalização com multas terá início em 1º de novembro. Até lá, a RP Mob, empresa responsável pelo trânsito da cidade, focará na orientação dos motoristas. O superintendente Marcelo Gali destaca que a população já demonstra compreensão das novas regras, com muitos motoristas se adaptando e respeitando as faixas de ônibus. A cidade conta com vagas de estacionamento rotativo (azul) com tarifa módica para facilitar o acesso ao centro.
Obras em Andamento e Planos Futuros
Além da conclusão dos corredores de ônibus, outras obras estão em andamento, como a revitalização da Avenida 9 de Julho e a troca de galerias em diversas regiões da cidade. O secretário de obras, Pedro Pegoraro, garante que o planejamento considera datas importantes para o comércio, como a Black Friday e o Natal, buscando minimizar os impactos no trânsito. Obras na Zona Oeste também estão em andamento, com previsão de conclusão em 3 a 4 meses. A prefeitura planeja licitar novos corredores de ônibus em 2025.



