Do total, 19 deles foram notificados; na maior parte dos casos os estabelecimentos abriram antes do permitido
Ribeirão Preto flexibiliza regras de distanciamento social
Retomada gradual das atividades
Na segunda-feira, 1º de junho, Ribeirão Preto flexibilizou as regras de distanciamento social, seguindo a autorização do governo estadual para retomada gradual das atividades durante a pandemia de coronavírus. A cidade está na fase 2 do Plano São Paulo, permitindo a reabertura de diversos serviços.
Estabelecimentos liberados e irregularidades
Estão liberados para funcionamento, com horário reduzido (4 horas diárias) e capacidade de atendimento limitada a 20%, imobiliárias, concessionárias e revendas de veículos, escritórios, lojas de rua e shoppings. Um balanço da prefeitura, entre segunda e sexta-feira, apontou 127 estabelecimentos com irregularidades, sendo 19 notificados. Bares, papelarias e pequenas lojas de variedades foram os mais denunciados. Bares, vale ressaltar, não estão autorizados a funcionar nesta fase.
Leia também
- Multas por irregularidades em educação infantil: Ex-prefeita de Ribeirão Preto é condenada a pagar multa por irregularidades na prestação de contas
- Mais de 127 mil dívidas foram protestadas por não pagamento de IPVA em Ribeirão Preto
- Câmara de Ribeirão Preto aprova projeto que regulamenta comércios pet friendely
Fiscalização e canais de denúncia
As irregularidades mais comuns foram a antecipação do horário de funcionamento, o descumprimento do distanciamento social e a falta de álcool em gel. O prefeito Duarte Nogueira estabeleceu os horários e regras de funcionamento por decreto municipal, responsabilizando os estabelecimentos pelo controle de acesso e distanciamento. O uso de máscaras é obrigatório para clientes e funcionários. Para denúncias, a prefeitura disponibiliza o telefone 156 (atendimento municipal, segunda a sexta, 7h às 19h) e o 153 (Guarda Civil Municipal, 24 horas).
A flexibilização das medidas em Ribeirão Preto demonstra a busca por um equilíbrio entre a retomada econômica e a segurança sanitária, porém a fiscalização e a conscientização da população são cruciais para o sucesso dessa transição.



