CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prefeitura lança programa ‘Caçamba Social’

Executivo vai espalhar caçambas por Ribeirão Preto para tentar conter o descarte irregular
Caçamba Social
Executivo vai espalhar caçambas por Ribeirão Preto para tentar conter o descarte irregular

Executivo vai espalhar caçambas por Ribeirão Preto para tentar conter o descarte irregular

A iniciativa pode parecer modesta, mas representa um passo importante no combate ao descarte irregular de lixo e entulho em Ribeirão Preto. O bairro Branca Sales, na zona oeste da cidade, recebeu quatro caçambas para o descarte adequado de resíduos da construção civil, plástico, papel e madeira.

O Programa Caçamba Social

Essa é a primeira ação do programa Caçamba Social. Marcelo Reis, responsável pela limpeza urbana de Ribeirão Preto, explica que as caçambas metálicas, com capacidade de cinco metros cúbicos cada, são identificadas por cores para facilitar a separação dos materiais. Uma caçamba verde é destinada a resíduos da construção civil, uma vermelha para materiais recicláveis e uma amarela para resíduos verdes. O objetivo é incentivar a população a descartar corretamente seus resíduos.

Impacto e Saúde Pública

Em 2016, o Departamento de Limpeza Urbana de Ribeirão Preto recolheu mais de 150 toneladas de descartes irregulares nas ruas da cidade. A iniciativa no bairro Branca Sales servirá como um projeto piloto para outras regiões. Marcelo Reis destaca as implicações de saúde pública relacionadas ao descarte inadequado de lixo e entulho, que podem contaminar o solo, degradar o meio ambiente e atrair vetores de doenças.

Desafios e Perspectivas Futuras

Além do programa Caçamba Social, a prefeitura planeja lançar o projeto Eco Praça em três bairros: Vila Virgínia, Vila Tibério e Parque Ribeirão. As Eco Praças serão plataformas com caçambas em áreas públicas, transformando-as em espaços de educação ambiental. A administração municipal pretende expandir as iniciativas até o final de 2016, com três Eco Praças e dois grandes Eco Pontos. No entanto, a eficácia dos programas depende do respeito e da educação da população. Nas primeiras horas de implantação das caçambas, já houve denúncia de descarte irregular de medicamentos, demonstrando a necessidade de fiscalização e conscientização.

A colaboração da comunidade é essencial para o sucesso dessas iniciativas. Para denunciar descartes irregulares, a população pode ligar para 156 ou 199.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.