Marcelo Fontes explica quais são as vagas ofertadas na coluna ‘De Olho na Política’
Ribeirão Preto terá 90 novos professores efetivos
Criação de novos cargos na Educação
A Câmara de Ribeirão Preto recebeu um projeto de lei que cria 90 novos cargos efetivos para professores na rede municipal de ensino. A iniciativa do prefeito Duarte Nogueira prevê 50 vagas para professor de educação básica, 40 para professor de educação básica II, além de vagas para professores de outras disciplinas, como ciências, educação física, geografia, história, inglês, português e matemática. Segundo a justificativa, a medida se justifica pela abertura de novas escolas, a implementação de aulas de inglês e o aumento da carga horária.
Mudanças na posse de vereadores suplentes
Outro projeto em discussão na Câmara de Ribeirão Preto visa alterar a lei orgânica para garantir a posse imediata de vereadores suplentes, exceto em casos de afastamento por motivos de saúde. Atualmente, a posse do suplente ocorre após 15 dias, independente do motivo do afastamento. O projeto é uma resposta ao afastamento do vereador André Rodini, do partido Novo, que se afastou em 1º de junho. Seu suplente, Emilio Curi, só assumirá na próxima terça-feira, devido ao prazo legal. A proposta visa garantir a representação da população na Câmara, evitando que cadeiras fiquem vagas por longos períodos.
Leia também
Implicações das novas leis
A criação de novos cargos para professores é uma medida importante para suprir a demanda da rede municipal de ensino, mas também gera debates sobre a forma de contratação. Já a alteração na posse de vereadores suplentes busca otimizar a representação política, evitando lacunas no legislativo. Ambas as propostas serão analisadas e votadas pela Câmara nas próximas semanas.