Até às 10h20 o cadastro ainda não havia sido liberado e o site do Executivo chegou a ficar fora do ar
Ribeirão Preto dá mais um passo na vacinação contra a Covid-19. Nesta semana, a prefeitura anunciou a abertura do agendamento para a vacinação de moradores com idade entre 50 e 59 anos, um grupo que não estava incluído nos grupos prioritários até então. A antecipação do calendário foi possível graças ao governo do estado, que permitiu o avanço da campanha.
Agendamento online e dificuldades
Apesar do anúncio, o processo de agendamento não tem sido isento de problemas. No momento da publicação desta reportagem, o site da prefeitura ainda não havia disponibilizado o link para o agendamento, causando frustração e questionamentos por parte da população. Mesmo quando o site esteve temporariamente disponível, muitos usuários relataram dificuldades de acesso, com o site saindo do ar por instantes devido à alta demanda. A falta de informações claras sobre a data de aplicação das vacinas também gerou insegurança entre os moradores.
Logística e atrasos
A demora na disponibilização das vacinas para este grupo etário se deve a diversos fatores. A logística de transporte das doses da capital até Ribeirão Preto, a distribuição para as unidades de saúde e, finalmente, o agendamento online, contribuem para o atraso. Comparada a outros municípios, como Bebedouro, Ribeirão Preto apresenta-se alguns dias atrasada na vacinação deste grupo, principalmente devido à etapa adicional do agendamento online.
Leia também
Necessidade e desafios do agendamento
O agendamento online, embora necessário para evitar problemas em grandes cidades como Ribeirão Preto, tem se mostrado um desafio. Experiências anteriores demonstraram que a abertura sem agendamento prévio resulta em caos e sobrecarga do sistema. A solução adotada, no entanto, exige um site robusto e eficiente, capaz de suportar a alta demanda de acessos simultâneos, algo que o atual site da prefeitura ainda não consegue garantir. A prefeitura precisa melhorar a infraestrutura do site para garantir um acesso fluido e eficiente à população.


