Jornada tem como objetivo incentivar a visitação aos museus da cidade; co-gestor da Casa da Memória Italiana comenta sobre
A 17ª edição da Primavera dos Museus em Ribeirão Preto, que começou em conjunto com a Jornada Municipal do Patrimônio Cultural, promove a visitação de espaços culturais e museus, fomentando o conhecimento da história local.
Programação diversificada
Com o tema “Memórias e Democracia”, a programação, fruto de parceria entre o Museu Casa da Memória Italiana, o Instituto Paulista de Cidades Criativas e a Secretaria da Cultura, inclui nove dias de atividades (de ontem até a próxima sexta-feira). Entre as atrações estão exposições, como a mostra de Adelaide Sampaio, rodas de conversa sobre patrimônio, gênero e identidade, visitas guiadas ao Museu da Cana, e passeios pelos pontos históricos da cidade.
Destaque para o protagonismo feminino
A programação destaca o protagonismo feminino, refletindo sobre a contribuição das mulheres na história de Ribeirão Preto, especialmente a influência das mulheres italianas. O Museu Casa da Memória Italiana, por exemplo, foi construído por uma mulher viúva e abrigou três mulheres imigrantes. A programação inclui eventos com mulheres historiadoras, como Leila Ré e Tânia Registro do Museu da Cana.
Leia também
Participação do público
A maioria das atividades são abertas ao público. Para eventos com vagas limitadas, como a visita ao Museu da Cana, é necessário se inscrever previamente pelo Instagram da Secretaria da Cultura, da Casa da Memória Italiana e do IPC. O site da Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto também disponibiliza informações completas sobre a programação.



