Mercados e similares voltam a abrir; de 7 a 13 de junho o comércio volta a funcionar assim como o transporte coletivo
A Prefeitura de Ribeirão Preto realizou uma transmissão ao vivo na manhã desta segunda-feira (30/05) para anunciar novas medidas da fase emergencial restritiva e apresentar um balanço da situação da pandemia na cidade.
Cenário crítico da pandemia
A secretária da Saúde, Sandra Scarpeline, apresentou dados preocupantes. A taxa de ocupação de leitos de UTI SUS na região chegou a 95,5%, enquanto a de enfermaria atingiu 78,8%. No setor suplementar, os números foram ainda mais alarmantes: 95,8% de ocupação de UTI e 81,2% de enfermaria. A situação nos prontos-atendimentos, UPAs e polos Covid também é crítica, com 106 pacientes internados, sendo 31 entubados, aguardando vagas em UTI.
Prorrogação e flexibilização gradual das medidas
O decreto de fase emergencial restritiva será prorrogado por mais dois dias (1º e 2 de junho). A única mudança será a retomada da distribuição de merenda escolar pela Secretaria de Educação. A partir de 3 de junho, haverá uma abertura gradual. Supermercados, padarias e lojas de conveniência poderão reabrir, seguindo restrições de capacidade e higiene. De 7 a 13 de junho, Ribeirão Preto seguirá integralmente o Plano São Paulo, permitindo a volta de diversas atividades, como restaurantes (com delivery e take away de 3 a 6 de junho), comércio, atividades religiosas, academias, salões de beleza e escolas. O transporte coletivo permanece suspenso até 7 de junho.
Leia também
Considerações finais
A prefeitura justificou as medidas restritivas pela alta taxa de ocupação hospitalar e a necessidade de reduzir a transmissão do vírus. A secretária Scarpeline explicou que os efeitos das medidas restritivas sobre a ocupação de leitos só serão percebidos em 10 a 20 dias, devido ao ciclo da doença. A abertura gradual do comércio visa equilibrar o controle da pandemia com as necessidades da população e o abastecimento da cidade. A situação permanece desafiadora, e a prefeitura monitora constantemente os indicadores para tomar novas decisões.



