Reunião ocorre nesta segunda (4), na EMEF Prof. Jarbas Massullo, na rua Heron Domingues, nº 811, às 18h30; Bruno Silva comenta
De olho na política, Bruno Silva retorna ao programa Manhã CBN após breve recesso. Em entrevista, ele analisa a participação popular em ações da prefeitura, focando no encontro com moradores da Vila Branches para discutir demandas e prioridades orçamentárias.
Demandas da população: um retrato da realidade
As demandas da população, segundo Bruno, são recorrentes e concentram-se em melhorias na infraestrutura urbana: poda de árvores, manutenção de vias públicas, recapeamento asfáltico e infraestrutura em geral. A prefeitura, ao entrar em contato com a realidade do bairro, certamente encontrará uma grande quantidade de demandas relacionadas a esses assuntos.
Participação popular e planejamento estratégico
Além das demandas imediatas, Bruno destaca a importância de uma participação popular mais ativa e estruturada, que permita a inclusão de projetos em longo prazo na lei orçamentária. Ele enfatiza o papel estratégico dos vereadores como porta-vozes da sociedade e a necessidade de um diálogo entre o poder público e a sociedade civil organizada. Bairros com associações de moradores mais fortes conseguem direcionar suas demandas de forma mais eficiente, aumentando as chances de inclusão no orçamento.
Leia também
Desafios e perspectivas
O orçamento municipal é finito, enquanto as demandas são infinitas. Bruno destaca a necessidade de projetos bem estruturados, fruto da participação popular, para atender aos interesses do bairro. A questão da segurança pública é levantada como um desafio, onde o município atua mais em caráter colaborativo, devido às responsabilidades do governo estadual. A chegada de novos ônibus, embora positiva, ilustra a lentidão na implementação de projetos, mesmo com recursos disponíveis. O transporte público enfrenta o desafio de se tornar mais atrativo em tempos de maior utilização de transportes individuais, como aplicativos de transporte. A participação ativa da população, por meio de associações de bairro, é fundamental para garantir investimentos e melhorias na qualidade de vida.