Vídeo mostra um trabalhador lixando a parede ao lado de pessoas nas macas; alguns pacientes tinham problemas respiratórios
Pacientes da UPA Norte de Ribeirão Preto foram atendidos enquanto ocorria uma reforma no local, incluindo pintura. Um vídeo mostra a situação, com pacientes deitados em macas próximos a trabalhadores pintando paredes. A proximidade da pintura com os pacientes gerou preocupações com a inalação de tinta e a qualidade do ar, especialmente em um ambiente de saúde.
Reforma em andamento
A reforma, embora pequena, envolvia pintura, o que causou um cheiro forte de tinta no ambiente. A situação é considerada inadequada, pois expôs os pacientes a um ambiente potencialmente prejudicial à saúde, principalmente considerando que muitos estavam em estado de fragilidade.
Preocupações com a saúde dos pacientes
A denúncia questiona a falta de providências para remover os pacientes do local durante a reforma. A proximidade da pintura e o cheiro intenso de tinta levantam preocupações sobre a saúde e o bem-estar dos pacientes em tratamento. A inalação de solventes presentes em tintas pode causar problemas respiratórios e outros danos à saúde.
Leia também
Falta de providências da prefeitura?
A reportagem busca esclarecimentos junto à Prefeitura e à Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto para entender os motivos pelos quais os pacientes não foram realocados durante a reforma. A expectativa é de que sejam apresentadas justificativas e medidas para evitar situações semelhantes no futuro. A falta de um plano de contingência para garantir a segurança dos pacientes durante obras em unidades de saúde é um ponto crucial a ser investigado.



