Força-tarefa reuniu 300 pessoas e foram usados 20 caminhões para recolher o material; cidade vive epidemia de dengue
Araraquara realiza mutirão para combater a dengue
Mutirão de limpeza recolhe toneladas de materiais
No último fim de semana, a Prefeitura de Araraquara mobilizou 300 pessoas e 20 caminhões em um mutirão na Vila Xavier, retirando 21 toneladas de materiais que poderiam servir como criadouros do mosquito da dengue. A ação foi motivada pelo aumento alarmante de casos da doença no município: 354 notificações e 300 suspeitas apenas nos primeiros 30 dias do ano, um número superior ao registrado em todo o ano passado.
Moradores precisam colaborar para evitar a dengue
Para Iusa Nogueira, moradora da região, a população precisa ter mais consciência e ajudar a eliminar os criadouros do mosquito. Ela mesma já contraiu dengue três vezes e conhece os riscos da doença. Isolina Moreira, outra moradora, reforça a necessidade da colaboração individual, afirmando que se cada um fizesse sua parte, a prefeitura não precisaria realizar um trabalho de arrastão dessa magnitude. O gerente de controle de vetores, Eduardo Tagliacoso, destaca a importância da participação dos moradores, reconhecendo que, apesar do sucesso do mutirão, a colaboração foi desigual em diferentes regiões da Vila Xavier.
Prefeitura intensifica ações de combate à dengue
O trabalho de limpeza continuará até o final de abril, com exceção do sábado de feriado (dia 20). A prefeitura planeja novas ações e pretende apresentar um projeto à Câmara que aumente as punições para quem não colaborar com a eliminação de criadouros. Outras cidades da região também estão se mobilizando para combater a dengue, e a Secretaria Estadual de Saúde está coordenando esforços para evitar uma epidemia. A situação é preocupante, com um número alarmante de casos em toda a região.



