Serviço estava orçado em R$ 1,1 milhão; cancelamento do pregão não foi informado pelo Executivo
A Prefeitura de Ribeirão Preto suspendeu a licitação para contratar estudos sobre a qualidade do transporte público, orçada em R$ 1.100.000,00. A decisão foi publicada na sexta-feira passada em comunicado da Secretária Municipal de Administração, Marínio Oliveira Vasconcelos, sem justificativa.
Licitação Suspensa
O edital, publicado em 17 de julho no Diário Oficial do município, previa pesquisa com 3 mil usuários do transporte coletivo. As propostas seriam abertas nesta segunda-feira, caso a licitação não fosse cancelada.
Impacto nas Obras de Mobilidade Urbana
Para a Transherp, os estudos são essenciais para adequar a rede de transporte às mudanças causadas pelas obras de mobilidade urbana financiadas pelo PAC, como a implantação de corredores exclusivos para ônibus. A empresa contratada também elaboraria estudo de viabilidade econômico-financeira da nova rede.
Leia também
Rede Atual de Transporte
Atualmente, Ribeirão Preto conta com 90 linhas de transporte coletivo (77 radiais, 9 diametrais e 4 perimetrais), além de 24 alimentadoras. São 3.052 pontos de parada, com distância média de 300 metros entre eles. Destes, 851 possuem abrigos.
A suspensão da licitação levanta questionamentos sobre o futuro dos estudos e o impacto no planejamento do transporte público da cidade.



