CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prefeitura toma medidas de segurança nos cemitérios de Ribeirão

Vice-prefeito Marinho Sampaio conversou com a CBN Ribeirão
Prefeitura toma medidas de segurança
Vice-prefeito Marinho Sampaio conversou com a CBN Ribeirão

Vice-prefeito Marinho Sampaio conversou com a CBN Ribeirão

O Cemitério da Saudade, Prefeitura toma medidas de segurança nos cemitérios de Ribeirão, localizado em Ribeirão Preto, enfrenta uma onda crescente de furtos que motivou a Prefeitura a reforçar as medidas de segurança no local. A administração municipal tem buscado alternativas para conter os crimes que vêm ocorrendo principalmente contra placas e imagens dos túmulos, objetos que são posteriormente vendidos no comércio paralelo da região.

Contexto e desafios da segurança: O cemitério ocupa uma área aproximada de 100 mil metros quadrados e possui quatro entradas principais situadas nas avenidas Saudade, Flávio Shoah, Luiz Barreto e Fernão Sales. O funcionamento ocorre diariamente, das 7h às 17h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, o que resulta em um grande fluxo de visitantes. Atualmente, a segurança é realizada por funcionários da Secretaria de Infraestrutura e por uma empresa terceirizada de segurança armada. No entanto, o efetivo disponível tem se mostrado insuficiente para conter os furtos que vêm acontecendo no local.

Medidas em andamento para reforço da segurança

Entre as ações previstas para aumentar a segurança está o aumento do muro do cemitério em 40 centímetros e a instalação de uma cerca de arame farpado (concertina) acima do muro. Essas intervenções dependem da autorização do Compact, órgão responsável pelo patrimônio histórico da cidade, já que o cemitério é tombado. Além disso, a Guarda Municipal solicitou a instalação de pelo menos quatro câmeras de monitoramento, que serão instaladas pela empresa Coderpe e monitoradas pela própria Guarda Municipal.

Investigações e combate aos furtos: Os furtos têm como alvo principal placas e imagens dos túmulos, que são vendidos no comércio paralelo da região, como ferros-velhos e depósitos. A Secretaria de Infraestrutura registrou boletins de ocorrência para todos os casos e mantém contato com a Polícia Civil. O delegado titular do segundo distrito está conduzindo um levantamento para identificar os locais onde os materiais furtados são comercializados, com o objetivo de coibir essa prática.

Previsão para implementação das medidas: O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Mário Sampaio, informou que o levantamento de custos para a instalação das câmeras está em fase final. A expectativa é que as medidas sejam implementadas antes do Dia de Finados, dependendo da aprovação do Compact. A reunião do órgão para decidir sobre o pedido está marcada para o dia 3 de setembro, e a administração municipal aguarda uma resposta rápida para iniciar as obras e a instalação dos equipamentos.

Informações adicionais

Até o momento, não há previsão para a instalação de detectores de metais no cemitério. A segurança continuará sendo feita pela empresa terceirizada, pela Guarda Municipal e com os reforços previstos nas próximas semanas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.