Eles foram impedidos de fazer embarque e desembarque de passageiros nos bairros; nota oficial não descarta futuras mudanças
A prefeitura de Sertãozinho, interior de São Paulo, suspendeu a proibição que impedia ônibus intermunicipais de coletar passageiros dentro dos bairros da cidade. A decisão, que havia gerado polêmica e mobilizado os moradores, foi revertida após questionamentos da empresa concessionária do transporte coletivo urbano, a Viação Sertaneziana.
Entenda a polêmica
A proibição inicial partiu de indícios de ilegalidade na atuação de ônibus suburbanos das empresas Rápido do Oeste e Viação São Bento dentro do município. A prefeitura alegou que a atuação dessas empresas causaria um impacto negativo significativo para os passageiros caso a proibição fosse mantida.
Suspensão e próximos passos
Apesar da suspensão, a prefeitura de Sertãozinho afirma que iniciou um amplo levantamento jurídico, em conjunto com a ARTESP (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo), para apurar as responsabilidades e tomar as medidas cabíveis. A população será informada com antecedência sobre quaisquer mudanças futuras no sistema de transporte.
Leia também
Reação da população
Um grupo de WhatsApp com mais de 200 passageiros já havia se organizado para protestar contra a proibição, planejando manifestações pacíficas em frente à prefeitura e buscando o apoio de vereadores. Com a suspensão da medida, a reação dos moradores ainda é aguardada, mas a situação, pelo menos por enquanto, acalmou-se. A prefeitura reforça o compromisso de manter a população informada sobre o desenrolar da situação.



