Área de lazer, na zona Sul, foi fechada em 2021 devido a uma infestação desses animais, que podem transmitir a febre maculosa
Moradores de condomínios na zona sul de Ribeirão Preto, próximos ao Parque Olhos d’água, estão preocupados com a infestação de carrapatos. O parque, fechado desde julho de 2021 devido à alta infestação, tem sido a origem do problema, com os carrapatos invadindo os prédios vizinhos.
Carrapatos invadem prédios
Síndicos relatam a necessidade de pulverizações frequentes nas paredes dos prédios, principalmente nas áreas com textura mais áspera, onde os carrapatos se agarram com mais facilidade. A situação afeta a qualidade de vida dos moradores e gera preocupação com a saúde.
Preocupação com a saúde e o fechamento do parque
Além do incômodo, a situação gera preocupação com a saúde. Moradores temem a transmissão de doenças e relatam casos de animais de estimação infestados após passeios próximos ao parque. O fechamento do parque, um espaço de lazer importante para a comunidade, também é lamentada pelos moradores.
Leia também
Ações da prefeitura e perspectivas futuras
A prefeitura afirma que testes realizados em carrapatos coletados no parque não detectaram vírus nocivos à saúde humana. Apesar disso, o parque permanece fechado devido à alta infestação. A prefeitura planeja cercar a área de preservação permanente e controlar a população de capivaras, consideradas um fator que contribui para a proliferação dos carrapatos. Enquanto isso, os moradores continuam a lidar com a situação, realizando pulverizações e buscando soluções para evitar a entrada dos carrapatos em seus prédios. A situação permanece em acompanhamento.



