Everaldo Oliveira Rocha foi ouvido, nesta quinta (18), durante a CEE da Coderp; ouça o ‘De Olho na Política’ com Marcelo Fontes
Veto derrubado em Ibirá-Preto
A Câmara Municipal de Ibirá-Preto derrubou, por 19 votos, o veto do prefeito ao projeto de lei do vereador Marcos Papa que institui o programa “Ruas Vivas”. O programa visa liberar vias públicas para pedestres e manifestações artísticas. A prefeitura alegou inconstitucionalidade, argumentando que a iniciativa deveria partir do executivo. O vereador Papa rebateu, afirmando ter dialogado com o prefeito e o executivo por dois anos antes de apresentar o projeto, após a ausência de iniciativa por parte da prefeitura. O projeto prevê estudos de viabilidade com órgãos como a Transerp e a Guarda Civil, além de buscar fomento da iniciativa privada.
Codep sob análise da Comissão Especial dos Tubos
A Comissão Especial dos Tubos, que analisa a viabilidade econômica da Codep, ouviu o presidente da empresa, Everel do Oliveira Rocha. Rocha afirmou que a Codep é atualmente saudável, porém enfrenta dificuldades com o parcelamento de dívidas da gestão anterior, consideradas impagáveis. A prefeitura realiza aportes para manter os pagamentos e refinanciamentos dessas dívidas, que datam da Operação Semandígia em 2016.
Situação política em Ibirá-Preto
Em resumo, a semana em Ibirá-Preto foi marcada pela disputa entre legislativo e executivo sobre o programa Ruas Vivas e pela análise da situação financeira da Codep, ainda afetada por dívidas de gestões passadas. A situação demonstra os desafios enfrentados pela cidade em diferentes áreas da administração pública.