CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial fala da importância de políticas educativas

Ribeirão tem desde janeiro um Centro de Referência em Educação para as Relações Étnico-Raciais da América Latina
políticas educativas
Ribeirão tem desde janeiro um Centro de Referência em Educação para as Relações Étnico-Raciais da América Latina

Ribeirão tem desde janeiro um Centro de Referência em Educação para as Relações Étnico-Raciais da América Latina

Ribeirão Preto inaugura o primeiro Centro de Referência em Educação para as Relações Étnico-raciais da América Latina

Combate ao racismo nas escolas

Inaugurado em janeiro de 2023, o Centro de Referência em Educação para as Relações Étnico-raciais de Ribeirão Preto atende a uma demanda antiga da comunidade negra. O objetivo é combater a discriminação racial por meio de ações de conscientização e apoio, atuando principalmente no processo de ensino das crianças. Jonathan William de Paula, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial, destaca o desafio de manter o centro e garantir a continuidade das ações, independentemente de mudanças de gestão. A educação de professores do ensino municipal é prioridade, visando a efetivação da lei e o combate ao racismo dentro das escolas, onde a maioria dos casos são registrados.

Ações do Centro e casos de racismo na região

O centro desenvolve atividades como formações antirracistas para professores, oficinas, palestras e encontros com especialistas, tanto no próprio espaço quanto nas escolas. Rafael dos Anjos, chefe do centro, enfatiza a necessidade de combater o racismo em todas as suas formas. A região de Ribeirão Preto tem registrado diversos casos de racismo em 2023, como um cliente que jogou feijão em uma gerente de padaria por causa de sua raça, um homem preso por ofensas racistas a vizinhos e um aluno que deixou a escola após ser chamado de “africano” por uma professora. Esses exemplos demonstram a gravidade e a presença constante do racismo na região.

Sensibilização e formação

O Centro de Referência tem sido eficaz na sensibilização da rede municipal de ensino para o debate sobre o racismo. São realizadas formações para coordenadores e professores, com o objetivo de capacitá-los para identificar, discutir e combater o racismo. Parcerias com instituições como o Centro Educacional Paulo Freire ampliam o alcance das ações. A meta é que, com a chegada de novos diretores, seja realizada uma formação articulada para que todos estejam aptos a combater o racismo. O trabalho do centro demonstra a importância de ações contínuas e abrangentes para enfrentar esse problema social.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.