Paulo César Garcia Lopes faz também uma perspectiva até o fim do ano para o comércio da cidade
Ribeirão Preto registra crescimento no saldo de empregos em 2023, apesar de queda em julho
Saldo positivo no acumulado do ano
O município de Ribeirão Preto apresentou um saldo positivo na geração de empregos nos sete primeiros meses de 2023, com um aumento de 9,3% e 8.680 vagas abertas, superando os 7.940 empregos gerados no mesmo período de 2021. Apesar do cenário positivo no acumulado, julho de 2023 registrou uma queda de 32% na criação de empregos com carteira assinada em comparação com o mesmo mês do ano anterior (292 vagas em 2023 contra 559 em 2021).
Análise do cenário econômico
Paulo César Garcelóps, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovap), atribui a queda em julho a dois fatores principais: a mudança na metodologia de divulgação de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e o impacto da inflação. Segundo Garcelóps, a inflação de serviços, impulsionada pela retomada de atividades após a pandemia, contribuiu para o aumento de empregos neste setor, compensando a estabilização no comércio, que já havia se recuperado em 2021. O setor de serviços, fortemente impactado pela pandemia, experimentou um crescimento significativo em 2023, com destaque para áreas como salão de cuidados pessoais, educação e comunicação.
Perspectivas para o segundo semestre
Para o segundo semestre, a expectativa é de aumento nas contratações, principalmente temporárias, impulsionadas por datas sazonais como o Dia das Crianças, Natal e a Copa do Mundo. O desempenho da seleção brasileira na Copa pode influenciar positivamente o consumo e, consequentemente, a geração de empregos. Apesar da incerteza gerada pelas eleições, a perspectiva geral é otimista, com o mercado se aproximando dos níveis pré-pandemia de 2019. O setor de serviços continua aquecido, com a população retomando atividades como viagens e reformas, contribuindo para um saldo positivo no mercado de trabalho.



