Expectativa do setor é que o faturamento aumente 4%; índice foi afetado pelo fechamento das lojas nas últimas semanas
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Paulo César Garcia Lopes, concedeu entrevista à CBN sobre as expectativas para o Dia dos Namorados de 2021.
Expectativas de Vendas e Gastos
Segundo Paulo, a expectativa é positiva, com previsão de crescimento de 5,7% nas vendas no estado de São Paulo, apesar dos 10 dias de fechamento do comércio. Os setores de perfumaria/cosméticos e vestuário devem se destacar, com previsão de aumento de 4% nas vendas deste último, impulsionado pela demanda reprimida durante o período de isolamento. A estimativa é que o gasto médio por presente fique entre R$50 e R$150, considerando também a data complementar do Dia dos Namorados, que impacta positivamente as vendas.
Adaptação ao Comércio Online e Novas Modalidades
Paulo destaca a adaptação do comércio ao online, com o uso de delivery, WhatsApp e marketplaces. Iniciativas como a cartilha online do Sincovarpe auxiliaram os lojistas na migração para o digital. O drive-thru também se mostrou uma alternativa viável, principalmente em locais com restrições de circulação. Apesar da pandemia, a maioria dos comerciantes conseguiu pagar os salários dos funcionários, mesmo com o fechamento temporário do comércio.
Leia também
Cenário Atual e Previsões para o Dia dos Namorados
O movimento na sexta-feira que antecede o Dia dos Namorados foi considerado dentro da normalidade, sem horários estendidos. Para o sábado, a possibilidade de horário estendido até as 18h ou 21h dependerá da compensação de horas dos funcionários. A recomendação é que os consumidores se organizem para evitar aglomerações e horários de pico nas lojas. A expectativa é de um Dia dos Namorados diferenciado, com a continuidade da compra por canais não presenciais impactando positivamente as vendas.



