Ribeirão registrou o melhor índices de contratações em 2021 no balanço de julho
O comércio de Ribeirão Preto vive um momento de crescimento positivo, após a flexibilização das restrições impostas pela pandemia. Em atrássto, foram registradas 512 novas contratações com carteira assinada no setor, resultado superado apenas pelo setor de serviços.
Cenário atual e expectativas para o fim de ano
Segundo Paulo César Garcia Lopes, diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincomércio), o crescimento é discreto, mas positivo. Há preocupação com a inflação nos serviços, que pode impactar o comércio. Apesar da flexibilização total das restrições, com a retirada do limite de público e horário, a expectativa é de um aumento no faturamento no final do ano, impulsionado pela demanda reprimida durante a pandemia.
Segurança e retomada do consumo
Embora a prefeitura tenha liberado totalmente a capacidade das lojas, o público ainda demonstra certa cautela, principalmente o grupo de idosos. A retomada do consumo é esperada com a volta das atividades culturais e esportivas, e a expectativa é de um aumento significativo nas vendas de Natal, principalmente nos setores de vestuário e supermercados.
Vacinação e ânimo dos empresários
A vacinação contra a Covid-19 é apontada como um fator crucial para a previsibilidade e o otimismo no setor. Com a eficácia das vacinas e a campanha de imunização em andamento, os empresários demonstram mais ânimo para investimentos e contratações temporárias para o fim do ano. Apesar da inflação, o índice de confiança do consumidor e do varejo está positivo, com expectativa de retorno aos números de 2019.



