Paulo Cesar Garcia Lopes espera um crescimento na ordem de 16% no comércio neste fim de ano
Cinco dias antes do Natal, o clima é de correria, mas também de alegria. Muitos deixam as compras para a última hora, buscando promoções ou ainda indecisos sobre o que comprar, considerando o orçamento. Este ano, o cenário é bem diferente dos últimos meses, marcados pelas restrições da pandemia. A cobertura vacinal permitiu uma retomada significativa, e conversamos com Paulo César García Lopes, presidente do Sindcomércio de Ribeirão Preto, para entender a situação.
Expectativas de Vendas e Recuperação Econômica
Segundo Paulo, a movimentação está dentro do esperado, com uma previsão de crescimento de 16% em relação ao ano passado, que foi bastante negativo devido à pandemia. Apesar da base de comparação baixa, o resultado é positivo, com comerciantes e consumidores satisfeitos. O avanço da vacinação contribuiu significativamente para essa retomada, mesmo com o cenário de recessão econômica. A expectativa é de números próximos aos de 2019, antes da pandemia.
Cenário de Emprego e Contratações
A pandemia impactou fortemente o mercado de trabalho, com muitas demissões, principalmente nos setores de alimentação e serviços. Há espaço para recuperação de empregos, e o setor de supermercados, por exemplo, deve abrir mais de 3 mil vagas em São Paulo até o fim de dezembro. Em Ribeirão Preto, a expectativa é de melhora nas contratações, impulsionada pela retomada econômica e pelo aumento do movimento comercial no fim do ano. A capacitação profissional é fundamental para atender às novas demandas do mercado, que combina o comércio físico e o digital.
Comércio Aberto e Expectativas para a Semana do Natal
Para facilitar as compras de fim de ano, o comércio de Ribeirão Preto estendeu seu horário de funcionamento até 23 de dezembro, das 9h às 22h de segunda a sábado, e até às 18h no domingo anterior ao Natal. A cidade atrai consumidores de toda a região, e a expectativa é de grande movimento na última semana antes do Natal, impulsionada pela segunda parcela do 13º salário. Apesar da inflação, a previsão é de um Natal muito melhor do que os últimos anos, com as pessoas buscando realizar suas compras e celebrações.



