CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Presidente do Tribunal Eleitoral, Paulo Sérgio Galizia, fala da preparação para as eleições deste ano

Serão eleitos no pleito deputados federais e estaduais, senadores, governadores e o presidente da república
eleições deste ano
Serão eleitos no pleito deputados federais e estaduais, senadores, governadores e o presidente da república

Serão eleitos no pleito deputados federais e estaduais, senadores, governadores e o presidente da república

O ano de 2022 se aproxima e com ele, os desafios para as eleições brasileiras. Em entrevista à CBN, Paulo Sérgio Brant Galícia, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, discorreu sobre os principais obstáculos que o processo eleitoral enfrentará.

Combate à Desinformação

Um dos maiores desafios apontados por Galícia é o combate às fake news. O TRE está mais preparado do que em 2018, com sistemas de checagem de informações e ações de educação eleitoral. A recomendação ao eleitor é a de cautela: verificar a veracidade da informação antes de compartilhá-la, buscando fontes confiáveis e órgãos de checagem. A disseminação de notícias falsas pode acarretar responsabilidades criminais.

Em parceria com plataformas digitais, o TRE atuará na checagem e contenção da disseminação de mensagens falsas e de robôs. Embora haja discussões sobre censura, Galícia garante que a liberdade de expressão será respeitada, e a remoção de informações só ocorrerá mediante ordem judicial, não havendo censura prévia.

Segurança das Urnas Eletrônicas

Outro ponto polêmico é a segurança das urnas eletrônicas. Galícia defende a urna eletrônica, em uso há 25 anos, como um sistema eficiente e auditável, fiscalizado por partidos políticos e técnicos desde sua concepção até o dia da eleição. A longa história de uso e a ausência de comprovação de manipulação ao longo dos anos comprovam a eficácia do sistema, segundo o presidente do TRE.

Combate às Fraudes e Aumento da Participação Jovem

Quanto às fraudes, Galícia esclarece que fraudes no sistema de votação não existem. Os desafios se concentram em questões de propaganda eleitoral e cumprimento da legislação, que serão analisadas pelo TRE e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sobre a baixa participação jovem, o presidente do TRE destaca a necessidade de atrair os jovens para o alistamento eleitoral, que é facultativo até os 18 anos. O alistamento pode ser feito pela internet até 4 de maio, e o voto é visto como instrumento de mudança.

Apesar do pessimismo com a política, presente em parte da população, Galícia reforça a importância do voto como ferramenta para mudança e para cobrar dos representantes eleitos. O voto é um instrumento fundamental para a construção de um futuro melhor, e a participação cidadã é imprescindível para a consolidação da democracia.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.