CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Pressão alta é uma doença silenciosa

Ouça a coluna 'CBN Saúde', com Fernando Nobre
pressão alta
Ouça a coluna 'CBN Saúde', com Fernando Nobre

Ouça a coluna ‘CBN Saúde’, com Fernando Nobre

A hipertensão arterial, ou pressão alta, é uma doença geralmente silenciosa, manifestando sintomas apenas quando órgãos vitais já estão danificados devido à falta de tratamento adequado. Os principais órgãos afetados são rins, cérebro e coração. A hipertensão é um fator determinante para doenças cardíacas e vasculares, sendo responsável por uma parcela significativa das mortes no Brasil.

Riscos da Hipertensão

A hipertensão aumenta significativamente o risco de infarto do coração (dobro de chances) e derrame cerebral (triplo de chances). É uma das principais causas de afastamento do trabalho, tanto temporário quanto definitivo. No Brasil, cerca de 27% da população adulta, ou mais de 30 milhões de pessoas, sofrem com hipertensão, e este número vem crescendo entre crianças e adolescentes devido a estilos de vida inadequados.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico de hipertensão é simples e de custo-efetividade elevado, realizado por meio da medição da pressão arterial. Felizmente, o tratamento é eficaz na redução de complicações e mortalidade. Ele envolve mudanças no estilo de vida, como redução do consumo de sal, controle de peso, prática regular de exercícios físicos, e, quando necessário, medicamentos eficazes e com poucos efeitos colaterais.

Prevenção e Cuidados

Recomendações importantes para a prevenção e controle da hipertensão incluem: medir a pressão regularmente (pelo menos uma vez ao ano), manter o peso adequado, praticar atividades físicas regulares, reduzir o consumo de sal (máximo 5 gramas por dia), evitar o excesso de álcool (uma cerveja ou duas doses de destilado), não fumar e controlar o estresse. O tratamento medicamentoso deve ser sempre orientado por um médico.

O Dia Nacional de Combate à Hipertensão, em 26 de abril, serve como um alerta para a importância da prevenção e do tratamento desta doença. A conscientização, tanto por parte dos profissionais de saúde quanto da população, é fundamental para o controle da hipertensão e a melhoria da qualidade de vida.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.