Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello
Com bons hábitos e tratamentos avançados, as chances de cura contra o câncer podem aumentar significativamente. No Brasil, entre os homens, o câncer de pele é o mais frequente, seguido pelo de próstata. Entre as mulheres, o câncer de mama é o mais comum e um dos mais letais, impulsionado pela descoberta tardia da doença e pela falta de atendimento especializado.
Desmistificando o Câncer e Acesso ao Tratamento
Luciano de Souza Viana, vice-diretor do Hospital de Câncer de Barretos, destaca a importância de desmistificar a palavra “câncer” e melhorar o acesso ao tratamento. Ele aponta que a dificuldade de acesso ainda é uma realidade, mas o crescimento da rede de infraestrutura e, crucialmente, a educação, são fundamentais na prevenção. Viana também ressalta a importância de garantir o direito ao tratamento em tempo hábil, mencionando a normatização que estabelece um prazo de 60 dias entre o diagnóstico e o início do tratamento.
Aumento nos Diagnósticos e Estilo de Vida
O Hospital de Câncer de Barretos observou um aumento significativo nos diagnósticos de câncer ao longo dos anos. Em 2013, o número de casos quase triplicou em comparação com 15 anos antes. Esse aumento reflete uma tendência mundial, impulsionada principalmente pelo sedentarismo e pelo excesso de peso. Apesar do diagnóstico precoce, há um aumento global na incidência de câncer, influenciado pelo envelhecimento da população e por hábitos de vida pouco saudáveis.
Leia também
- Campanha de prevenção e diagnóstico precoce de câncer de boca começa nesta segunda (13) em Ribeirão
- As doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce
- Indenização por demora em diagnóstico: Rio Claro deve indenizar paciente que sofreu complicações por demora em diagnóstico de apendicite
Prevenção e a Importância da Conscientização
Silvana Rabibi, radiologista especializada em mama, enfatiza a importância do Dia Mundial de Combate ao Câncer para desmistificar a doença e promover a prevenção. Ela destaca a importância da mamografia na detecção precoce do câncer de mama, que é uma das principais causas de mortalidade entre as mulheres. A conscientização sobre o direito à mamografia e a divulgação de informações sobre a prevenção são cruciais para reduzir a mortalidade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que pelo menos 33% dos cânceres mais comuns poderiam ser evitados com medidas simples, como a redução no consumo de álcool, a adoção de uma alimentação saudável rica em frutas e verduras, a exposição moderada ao sol, a prática de atividade física regular e o abandono do cigarro. Essas medidas podem aumentar significativamente a proteção contra o câncer.
A conscientização e a adoção de hábitos saudáveis são ferramentas essenciais na luta contra o câncer, complementando os avanços no diagnóstico e tratamento da doença.



