CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prévia da inflação de outubro aponta alta de 0,16%

Preço dos alimentos in natura, como as frutas, tem impulsionado os índices; ouça o 'CBN Agronegócio' com José Carlos de Lima Jr
inflação outubro
Preço dos alimentos in natura, como as frutas, tem impulsionado os índices; ouça o 'CBN Agronegócio' com José Carlos de Lima Jr

Preço dos alimentos in natura, como as frutas, tem impulsionado os índices; ouça o ‘CBN Agronegócio’ com José Carlos de Lima Jr

A prévia da inflação de outubro, divulgada recentemente, apontou uma alta após quedas registradas em atrássto e setembro. O aumento foi impulsionado principalmente pelo preço de alimentos in natura, mostrando a volatilidade do setor.

Impacto da Inflação no Agronegócio

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), que mede a inflação até a metade do mês, teve seus 30% referentes a alimentos impactados. Embora a deflação dos dois meses anteriores, causada pela queda nos preços dos combustíveis, tenha reduzido custos de produção e transporte, a alta recente nos alimentos reverteu parcialmente essa tendência.

Fatores que Influenciam a Instabilidade de Preços

Diversos fatores contribuem para a instabilidade dos preços agrícolas. A sazonalidade de algumas frutas, por exemplo, causa flutuações naturais. Porém, outros elementos, como as mudanças climáticas (seca ou excesso de chuvas), o cenário internacional (guerra entre Rússia e Ucrânia) e a insegurança com investimentos (devido ao cenário político e econômico global) também exercem forte influência. A alta taxa Selic (13,75%) aumenta o custo do capital, exigindo retornos muito maiores para compensar os riscos, o que desestimula investimentos no setor.

Perspectivas para os Próximos Meses

A incerteza econômica global e a instabilidade política geram receios quanto ao futuro do agronegócio. A combinação de fatores climáticos, geopolíticos e econômicos contribui para um cenário complexo, exigindo cautela e adaptação por parte dos produtores e investidores. A tendência é de que a volatilidade de preços persista nos próximos meses.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.