Frente fria se aproxima do estado de São Paulo e deve afetar produção cafeeira; José Carlos de Lima Junior comenta preocupação
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou uma previsão de geada para a região sudeste do Brasil, Previsão de geada preocupa produtores que, especialmente nas áreas cafeicultoras da divisa entre São Paulo e Minas Gerais. A previsão indica que, na madrugada do dia 30, uma massa de ar frio, que estava no sul do país, deve se deslocar para o sudeste, trazendo temperaturas baixas e possibilidade de garoa fina, condição que pode resultar em geada.
Impactos na cafeicultura: A geada pode causar prejuízos significativos às plantações de café, afetando o crescimento das plantas, provocando o amarelamento das folhas e, em casos mais graves, a morte dos pés de café. Isso comprometeria a safra de 2026, uma vez que os brotos que darão frutos no próximo ano podem ser danificados. A atual escassez e o aumento dos preços do café estão relacionados a eventos climáticos anteriores, como a queda de temperatura em 2021 e 2022, que afetaram os cafés jovens.
Período de colheita e preparação dos produtores
Embora a safra atual já esteja em fase de colheita em algumas regiões, a preocupação maior é com o impacto da geada na próxima safra. Os produtores costumam se preparar para esse período frio, utilizando técnicas como queima de pneus para gerar fumaça que ajuda a dissipar o ar frio, mas essas medidas são paliativas e não garantem a eliminação dos danos.
Leia também
Monitoramento e seguro rural: O monitoramento meteorológico atual é mais preciso do que no passado, permitindo que os produtores acompanhem a evolução das condições climáticas por meio de plataformas abertas do INPE. Além disso, o seguro rural é recomendado para minimizar prejuízos financeiros, embora o custo do seguro tenha aumentado recentemente.
Informações adicionais
Para acompanhar a previsão de geada e outras condições climáticas, o INPE disponibiliza uma página pública com dados atualizados, o que é fundamental para que os produtores possam se preparar adequadamente para eventos adversos.