Estação começa nesta quinta-feira (22), às 22h04. Clique e ouça as projeções no ‘Giro do Agro’, com a Andrielly Ferro
Chuvas de Primavera no Interior Paulista
As chuvas chegaram ao interior de São Paulo, marcando o início da primavera e trazendo alívio aos produtores rurais após um longo período de estiagem. A região de Araraquara, por exemplo, observa com otimismo o aumento gradual das precipitações, essenciais para as floradas do cafezal e o desenvolvimento da próxima safra.
Impacto na Produção de Café e Milho
Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia da USP, embora as chuvas sejam bem-vindas, ainda é necessário um volume maior para a abertura de mais botões florais no cafeeiro. A previsão de chuvas abaixo da média poderia prejudicar não só a produção de café, mas também antecipar a semeadura do milho da primeira safra. As chuvas mais intensas são esperadas apenas em outubro, demandando cautela em projeções mais precisas.
Preparação para a Nova Estação
Apesar das incertezas, a chegada da primavera e suas chuvas trazem benefícios para diversas culturas, incluindo frutas e legumes. Produtores e agricultores devem se preparar para essa estação, aproveitando as condições favoráveis para o desenvolvimento das plantações. A expectativa é de uma safra positiva, desde que o volume de chuvas se mantenha dentro da média esperada.
As chuvas de primavera trazem esperanças de uma safra abundante para o interior paulista, mas a necessidade de monitoramento constante e preparação dos produtores rurais se mantém fundamental para garantir o sucesso das colheitas.