CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeira audiência da CPI da Eutanásia acontece nesta terça-feira na Câmara

Comissão irá ouvir a veterinária Carolina Vilela que comanda a Coordenadoria do Bem-Estar Animal de Ribeirão Preto
CPI da Eutanásia
Comissão irá ouvir a veterinária Carolina Vilela que comanda a Coordenadoria do Bem-Estar Animal de Ribeirão Preto

Comissão irá ouvir a veterinária Carolina Vilela que comanda a Coordenadoria do Bem-Estar Animal de Ribeirão Preto

Desde que a Comissão Especial de Estudos se transformou em CPI da Eutanásia, as denúncias de má gestão na Coordenadoria de Bem-Estar Animal de Ribeirão Preto só aumentaram. ONGs, vereadores e ativistas cobram mais transparência, enquanto a antiga CCZ enfrenta críticas por falta de fiscalização e controle.

Gestão Ineficiente e Falta de Diálogo

Para Maria Cristina Dias, presidente da Associação Vida Animal e membro do movimento Causen-Agonia, a veterinária Carolina Vilela, atual gestora, não expõe os problemas nem busca mais recursos. A falta de diálogo com a sociedade civil, através do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal, é apontada como uma grande falha da gestão. A CPI, comandada pelo vereador Marcos Pá, busca esclarecer essas questões.

Inconsistências e Escândalos

A CPI investiga inconsistências de dados sobre o número de animais recebidos e eutanasiados na coordenadoria. Um dado alarmante: 129 animais deram entrada e 112 foram eutanasiados no mesmo dia, segundo informações prestadas por Carolina Vilela à Câmara. Essa informação, considerada um escândalo, precisa de esclarecimentos e responsabilização.

Novos Programas e Questionamentos

Paralelamente, a Prefeitura anunciou um novo programa de castração com duas modalidades: baixo custo (R$50) e custo zero para famílias em situação de pobreza. O vereador Marcos Pá demonstra cautela, enfatizando a necessidade de uma gestão mais qualificada na coordenadoria e o acompanhamento do Conselho Regional de Medicina Veterinária. A CPI também questiona a falta de recolhimento de animais de grande porte mortos em vias públicas, como o caso recente de um cavalo atropelado. A Prefeitura prometeu um levantamento das informações solicitadas.

A CPI da Eutanásia segue investigando a situação da Coordenadoria de Bem-Estar Animal de Ribeirão Preto, buscando transparência e responsabilização por eventuais irregularidades. A população aguarda os resultados da investigação e espera melhorias nos serviços prestados aos animais.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.