Primeira audiência da ‘CPI dos Semáforos’ acontece nesta quarta-feira (1º)
A Câmara Municipal de Ribeirão Preto sedia a primeira audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Semáforos, com o objetivo de investigar o contrato e a execução do Sistema Inteligente de Transporte no município. O superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, é o primeiro convocado a prestar esclarecimentos.
O Início da Investigação
A CPI, composta pelos vereadores Isaac Antunes (PL), Daniel Gobe (Progressistas) e Jean Corauci (PSD), foi criada para apurar os atrasos, o descumprimento de prazos e as mudanças contratuais no projeto. Este projeto previa a instalação de 90 cruzamentos inteligentes e cerca de 30 controladores semafóricos até maio de 2025, com um custo inicial de R$ 19,4 milhões.
Valores Já Desembolsados e Aditivos Contratuais
Até o momento, já foram pagos ao consórcio ITS Ribeirão, responsável pela instalação dos semáforos, um total de R$ 15,6 milhões, referentes a desembolsos realizados entre 2023 e atrássto de 2025. O contrato, assinado em novembro de 2022, teve dois termos de re-ratificação. O primeiro, em outubro de 2023, visou ajustes diante de atrasos na entrega de equipamentos. O segundo ocorreu em outubro do ano passado, antes da abertura da segunda fase do projeto, sem que os problemas da etapa inicial tivessem sido solucionados.
Leia também
Posicionamento da RP Mobi e da Gestão Anterior
A RP Mobi esclareceu que a contratação do sistema inteligente de transporte foi de responsabilidade exclusiva do Poder Executivo Municipal na gestão anterior, ressaltando que atua apenas como órgão técnico na operação do sistema. A assessoria de Duarte Nogueira, prefeito à época da contratação, afirmou que o objetivo da CPI é verificar eventuais atrasos no cumprimento contratual e avaliar o atendimento aos objetivos previstos nos aditamentos realizados. A gestão anterior aguarda o relatório final da Comissão, confiante na transparência e no diálogo para o fortalecimento das instituições e para o interesse público.
O acompanhamento das atualizações deste caso continuará durante a programação.



