CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeira audiência da ‘CPI dos Semáforos’ acontece nesta quarta-feira (1º) em Ribeirão Preto

Primeira audiência da 'CPI dos Semáforos' acontece nesta quarta-feira (1º)
CPI dos Semáforos
Primeira audiência da 'CPI dos Semáforos' acontece nesta quarta-feira (1º)

Primeira audiência da ‘CPI dos Semáforos’ acontece nesta quarta-feira (1º)

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto sedia a primeira audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Semáforos, com o objetivo de investigar o contrato e a execução do Sistema Inteligente de Transporte no município. O superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, é o primeiro convocado a prestar esclarecimentos.

O Início da Investigação

A CPI, composta pelos vereadores Isaac Antunes (PL), Daniel Gobe (Progressistas) e Jean Corauci (PSD), foi criada para apurar os atrasos, o descumprimento de prazos e as mudanças contratuais no projeto. Este projeto previa a instalação de 90 cruzamentos inteligentes e cerca de 30 controladores semafóricos até maio de 2025, com um custo inicial de R$ 19,4 milhões.

Valores Já Desembolsados e Aditivos Contratuais

Até o momento, já foram pagos ao consórcio ITS Ribeirão, responsável pela instalação dos semáforos, um total de R$ 15,6 milhões, referentes a desembolsos realizados entre 2023 e atrássto de 2025. O contrato, assinado em novembro de 2022, teve dois termos de re-ratificação. O primeiro, em outubro de 2023, visou ajustes diante de atrasos na entrega de equipamentos. O segundo ocorreu em outubro do ano passado, antes da abertura da segunda fase do projeto, sem que os problemas da etapa inicial tivessem sido solucionados.

Posicionamento da RP Mobi e da Gestão Anterior

A RP Mobi esclareceu que a contratação do sistema inteligente de transporte foi de responsabilidade exclusiva do Poder Executivo Municipal na gestão anterior, ressaltando que atua apenas como órgão técnico na operação do sistema. A assessoria de Duarte Nogueira, prefeito à época da contratação, afirmou que o objetivo da CPI é verificar eventuais atrasos no cumprimento contratual e avaliar o atendimento aos objetivos previstos nos aditamentos realizados. A gestão anterior aguarda o relatório final da Comissão, confiante na transparência e no diálogo para o fortalecimento das instituições e para o interesse público.

O acompanhamento das atualizações deste caso continuará durante a programação.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.