O tour pela município histórico de Minas Gerais é comandado pela turismóloga Aline Calache. Ouça o ‘CBN Boa Viagem’
Ouro Preto, em Minas Gerais, é a primeira cidade histórica do Brasil a ser considerada Patrimônio Mundial pela Unesco, título recebido em 1980. Seu nome, derivado do “ouro escuro” recoberto por óxido de ferro, esconde uma história complexa que envolve a colonização e o ciclo do ouro, período em que povos indígenas foram dizimados e escravizados.
Um mergulho na história: Museu da Inconfidência
Nossa jornada começa na Praça Tiradentes, lar do Museu da Inconfidência. Originalmente a Casa de Câmara e Cadeia da Vila Rica, o edifício abriga hoje um museu que retrata a história da cidade, especialmente o período da Inconfidência Mineira e o processo de independência do Brasil. O museu apresenta peças de arte, móveis, vestuários, objetos e documentos que resgatam a vida social, política e artística de Minas Gerais dos séculos XVIII e XIX, incluindo os restos mortais de personagens que participaram da Inconfidência Mineira, repatriados da África.
Tesouros arquitetônicos: Igrejas e capelas
Ouro Preto ostenta cerca de 20 igrejas e capelas abertas à visitação. Entre as mais significativas, destacam-se a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, rica em decoração de ouro e abrigando um museu de arte sacra; a Igreja de São Francisco de Assis, obra-prima do Aleijadinho; a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde estão os túmulos do Aleijadinho e de seu pai; a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, com sua imponente fachada barroca; e a Igreja de Santa Efigênia (ou Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos), ligada à história dos negros escravizados. Muitas igrejas, porém, não permitem fotografias em seu interior.
Leia também
Além das igrejas: Minas e gastronomia
Para completar a experiência, recomenda-se um tour pelas antigas minas, como a Mina da Passagem, a única mina industrial aberta à visitação na região. A gastronomia mineira também merece destaque, com iguarias e bebidas típicas, como a cachaça em garrafa de pedra-sabão. Ouro Preto oferece uma rica combinação de história, arte e cultura, um convite à viagem no tempo e à imersão em um capítulo fundamental da história brasileira.