Procedimento foi realizado neste sábado (6), no HC de Ribeirão; operação foi planejada através de uma realidade virtual
Médicos do Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto realizaram com sucesso a primeira etapa da cirurgia de separação de gêmeas siamesas, Alana e Maria, de 1 ano e 7 meses, oriundas de Piqueiroba, interior de São Paulo. O procedimento, que durou 9 horas e meia, aconteceu no sábado e contou com planejamento em 3D e realidade virtual para reduzir riscos.
Primeira etapa da cirurgia
A cirurgia realizada no sábado marcou a primeira de três etapas necessárias para separar completamente as gêmeas. O Dr. Jaime Adriano Farina-Juner, chefe da Divisão de Cirurgia Plástica do HC, explicou que o procedimento focou na demarcação dos retalhos de pele que serão usados para fechar as cabeças das meninas após a separação completa. A utilização da realidade virtual auxiliou na precisão das incisões, garantindo o máximo de irrigação sanguínea para os retalhos.
Etapas futuras e planejamento
As próximas etapas da cirurgia estão previstas para acontecer até junho do ano que vem. A segunda etapa envolverá a separação do anel ósseo que une as cabeças das gêmeas, um processo descrito pelo médico como semelhante à separação de “bolachas com recheio”. Após a separação, pedaços de osso serão usados para reconstruir os crânios, e os retalhos de pele serão utilizados para o fechamento final.
Leia também
Acompanhamento e conclusão
A família das gêmeas, residente em Piqueiroba, é acompanhada pelas equipes do HC desde a gravidez. Este é o segundo caso de separação de siamesas realizado no hospital. A equipe médica se mostra confiante e preparada para as etapas restantes da cirurgia, demonstrando grande profissionalismo e dedicação a este complexo procedimento.



