Na segunda parte dos estudos todas as pessoas poderão participar; interessados podem se registrar em: site.hcrp.usp.br
A reportagem da CBN traz informações sobre a ButanVac, vacina 100% brasileira desenvolvida pelo Instituto Butantan. O Ministério da Saúde já aprovou os testes, que estão acontecendo no Hospital das Clínicas da USP, em Ribeirão Preto.
Testes da ButanVac: Inscrições e Critérios
Os testes da ButanVac começaram, mas ainda há vagas para voluntários. Para se inscrever, interessados devem acessar o site do Hospital das Clínicas (HC) e preencher um cadastro. O médico hematologista Pedro Garibaldi explica que haverá uma pré-seleção. Nesta primeira fase, são 418 vagas para pessoas que não tiveram COVID-19 e não tomaram nenhuma vacina contra a doença. Fases posteriores incluirão indivíduos que já tiveram a doença ou foram vacinados.
Fases do Estudo e Princípio da Vacina
O estudo da ButanVac é dividido em três fases (A, B e C). A fase A visa definir a dosagem da vacina. A fase B envolve a vacinação propriamente dita, enquanto a fase C comparará a resposta imunológica da ButanVac com outras vacinas, incluindo a Coronavac. O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, detalha o princípio da vacina: sua produção se dá em ovos embrionários, onde um vírus modificado geneticamente expressa a proteína S do coronavírus. A vacina pode ser administrada em uma ou duas doses, dependendo da resposta imunológica.
Leia também
Participação e Importância da Pesquisa
Os testes da ButanVac têm duração prevista de 17 semanas e ocorrem em Ribeirão Preto. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e não ter tido COVID-19. O cadastro pode ser feito pelo site do HC ou pelo site do Instituto Butantan. A participação da população é crucial para o desenvolvimento da ciência nacional e para a ampliação da capacidade vacinal do país.


