CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Primeiro clube de automóveis antigos do Brasil completa 53 anos

Ouça a coluna 'CBN Giro Sobre Rodas' com Tiago Songa
Clube de automóveis antigos
Ouça a coluna 'CBN Giro Sobre Rodas' com Tiago Songa

Ouça a coluna ‘CBN Giro Sobre Rodas’ com Tiago Songa

Neste 28 de abril, o Veteran Car Club do Brasil celebra seu aniversário. Fundado em 1968, o clube é pioneiro no automobilismo antigo brasileiro, mostrando que a paixão por carros clássicos antecede, e muito, a produção nacional de automóveis.

O Nascimento de uma Paixão sobre Rodas

A fundação do Veteran Car Club do Brasil em 1968 marca um momento importante na história do automobilismo brasileiro. Doze anos após o início da produção nacional de automóveis (1956), colecionadores de São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro uniram-se para criar o primeiro clube dedicado a carros antigos no país. A escolha do nome “Veteran Car Club” foi uma homenagem ao primeiro clube mundial de automóveis antigos, localizado na Inglaterra, simbolizando a conexão com a comunidade internacional de entusiastas.

O fascínio pelos automóveis antigos: muito além da idade

O que define um automóvel como “antigo”? De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, um veículo deve ter mais de 30 anos para receber essa classificação. No contexto de 1968, isso significava uma frota de carros, em sua maioria, de fabricação nacional, com modelos como o lendário Calhambeque, que ganhou popularidade na década de 60, impulsionada pelo sucesso musical de Roberto Carlos. Essa popularidade se estendeu a diversos produtos da época, como calçados e jaquetas com o nome “Calhambeque”, criando um verdadeiro fenômeno cultural que envolvia o automóvel.

Um legado que perdura

A paixão pelos automóveis antigos, que começou com a fundação do Veteran Car Club do Brasil, se espalhou por todo o país. Hoje, estima-se que existam cerca de 500 clubes dedicados à preservação de veículos antigos, muitos deles filiados à FIVA (Fédération Internationale des Véhicules Anciens). Essa herança demonstra a força e a longevidade do movimento, que continua a conectar pessoas apaixonadas por história e por carros clássicos, mantendo viva a memória do automobilismo brasileiro.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.