Dos 93 mil candidatos inscritos, apenas 34.590 fizeram a prova
O primeiro dia de aplicação do Enem digital registrou uma abstenção recorde. De acordo com o Inep, apenas 34.590 dos 93 mil candidatos compareceram, representando uma ausência de 68,1%.
Causas da Abstenção
A pandemia de coronavírus é apontada como a principal causa das faltas. O Inep adotou medidas de segurança como uso obrigatório de máscaras, álcool gel e antecipação da abertura dos portões, mas muitos candidatos com sintomas de Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas optaram por não comparecer.
Reagendamento e Eliminações
O Inep oferece a possibilidade de reagendamento para candidatos que faltaram por motivos de saúde. Até o momento, 174 pedidos foram feitos, com 118 já aprovados. Por outro lado, 70 candidatos foram eliminados por descumprimento das regras do exame.
Leia também
Enem Digital e o Futuro
A aplicação digital do Enem marca uma mudança significativa no sistema de avaliação. O Inep pretende que todas as suas avaliações sejam realizadas digitalmente até 2026. A experiência deste ano, apesar dos desafios impostos pela pandemia, demonstra a viabilidade da prova digital.



