Ideia é mapear o contágio por regiões na cidade; resultado preliminar colocou moradores em isolamento
Batatais realiza testagem em massa e identifica casos assintomáticos de Covid-19
Isolamento inteligente em Batatais
Um estudo realizado pelo Instituto Butantã em Batatais identificou moradores assintomáticos com o vírus. Quase 500 residências foram visitadas em um fim de semana, com testes realizados em moradores e seus contatos próximos. A cidade foi dividida em 11 regiões, com 32 casas selecionadas em cada uma. O objetivo é mapear o contágio por regiões.
Tecnologia e colaboração no combate à pandemia
O aplicativo Taïna, usado em Serrana para auxiliar na vacinação em massa, também está sendo utilizado em Batatais para divulgar informações e alertar moradores sobre casos de infecção. A Secretaria da Saúde de Batatais alimenta constantemente o aplicativo com dados dos infectados. As amostras coletadas são analisadas pelo laboratório em Ribeirão Preto.
Leia também
Resultados e próximos passos
Apesar de os dados ainda estarem sendo processados, a primeira etapa da testagem já identificou casos positivos assintomáticos, permitindo o isolamento dessas pessoas. O projeto, que deve durar três meses, prevê novos testes em 15 dias. Mesmo quem não foi sorteado para a primeira etapa pode receber informações pelo aplicativo Taïna. O lockdown na cidade, que terminou hoje, contribuiu para a redução de casos diários e internações, com uma queda de 17% nos casos diários nesta semana.



