Pediatra Ivan Savioli fala sobre a importância dos cuidados desde a gravidez até os dois primeiros anos de vida
Os primeiros mil dias de vida de uma criança, período que engloba a gestação e os dois primeiros anos de vida extrauterina, são essenciais para o desenvolvimento saudável do cérebro e a prevenção de doenças futuras. Este período, considerado uma janela de oportunidades, foi tema de discussão no programa “Filhos e Companhia”, com o pediatra Ivã Savioli.
A Importância da Epigenética
Savioli explicou o conceito de epigenética, relativamente novo na área da pediatria. Contrariamente à crença anterior de que apenas os genes determinavam a saúde e as doenças, a epigenética demonstra que fatores externos, como o estresse materno (mesmo antes da concepção), a dieta e o ambiente, podem modificar a expressão genética, influenciando a saúde da criança a longo prazo. O estresse, por exemplo, pode alterar a forma como os genes são “lidos” pelo organismo, aumentando o risco de doenças futuras.
Nutrição e Afeto: Fatores Cruciais
A alimentação materna desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do bebê. Nutrientes como ferro e vitamina B12 são cruciais para o sistema nervoso central. A privação alimentar durante a gestação pode levar a criança a desenvolver uma tendência à obesidade na vida adulta. Por outro lado, o afeto, o carinho e o estímulo são igualmente importantes, podendo atenuar os efeitos negativos de uma gravidez conturbada. Estudos demonstram que um bom cuidado após o nascimento pode reverter alguns efeitos negativos da gestação.
Leia também
Cuidados e Acompanhamento
O pediatra aconselha o acompanhamento pré-natal para detecção precoce de problemas e o acompanhamento pediátrico regular após o nascimento para prevenção de doenças e estímulo ao desenvolvimento infantil. Embora os mil primeiros dias sejam críticos, os cuidados devem continuar após os dois anos de idade. A ciência continua a desvendar os detalhes destes primeiros anos de vida, confirmando a sabedoria popular sobre a importância dos cuidados durante a gravidez e a infância.