Empresário Marcel Ferreira, que ficou foragido entre janeiro e março, cumpriu prisão temporária até a tarde desta segunda-feira
O empresário Marcel Ferreira Júlio, apontado como um dos principais operadores do esquema de fraude em licitações da merenda escolar em diversas prefeituras e no governo paulista, foi solto na tarde de ontem, após cumprir cinco dias de prisão temporária. Marcel estava foragido desde a primeira fase da Operação Alba Branca, deflagrada em janeiro deste ano, e se entregou à Polícia Civil em Bebedouro na última quinta-feira. No dia seguinte, foi transferido para o 77º Distrito Policial de São Paulo, onde prestou depoimento à Procuradoria Geral de Justiça no sábado.
Atuação como Lobista
De acordo com o Ministério Público, Marcel atuava como lobista e teve participação relevante em parte dos contratos firmados entre a Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar (Coaf), principal investigada no caso, e prefeituras do estado de São Paulo. A investigação aponta que ele intermediava as negociações, influenciando na escolha da Coaf como fornecedora de merenda escolar, em troca de vantagens indevidas.
Envolvimento Familiar
O Ministério Público também aponta o envolvimento do pai de Marcel, o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Leonel Júlio, no esquema. Leonel também havia sido preso na segunda fase da Operação Alba Branca, na terça-feira passada, mas também foi solto após o cumprimento da prisão temporária. A suspeita é que pai e filho atuavam em conjunto para garantir os contratos da Coaf.
Leia também
Colaboração com as Investigações
Por meio de nota, o delegado José Eduardo Vasconcelos, titular da delegacia seccional de Bebedouro, informou que decidiu não pedir a prorrogação da prisão temporária de Marcel, pois ele está colaborando com as investigações. A colaboração do empresário pode trazer novos elementos para o caso e auxiliar na identificação de outros envolvidos no esquema de fraude.
A soltura de Marcel Ferreira Júlio e de seu pai, Leonel Júlio, não encerra as investigações, que continuam em andamento para apurar a extensão do esquema e a responsabilidade de todos os envolvidos.



