Motoristas fizeram paralisação de duas horas nesta terça por impasse no pagamento do 13º
Atraso no Transporte Público de Ribeirão Preto
Usuários do transporte público de Ribeirão Preto enfrentaram atrasos de até duas horas na manhã desta sexta-feira (14/12). O problema afetou diversas linhas da cidade e foi causado por uma paralisação dos motoristas de uma das empresas do Consórcio Pró-Urbano, a Rápido do Oeste.
Pagamento do 13º Salário e Dificuldades Financeiras
A paralisação ocorreu devido ao atraso no pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário dos motoristas. Segundo o Consórcio Pró-Urbano, a empresa Rápido do Oeste enfrenta dificuldades financeiras, agravadas por um contrato desatualizado e pela queda no número de passageiros. O contrato previa 3.390.000 passageiros por mês, mas o número real sempre ficou abaixo dessa marca.
Possível Greve e Impactos no Sistema
O presidente do sindicato dos empregados em empresas de transporte urbano de passageiros de Ribeirão Preto, João Henrique Bueno, alertou para a possibilidade de uma nova greve caso o pagamento não seja efetuado até o dia 14. A Rápido do Oeste responde por 40% da frota da cidade, e uma paralisação afetaria significativamente o transporte público. O Consórcio Pró-Urbano informou que a empresa se comprometeu a pagar o 13º salário até 15 de dezembro. Apesar dos ônibus estarem circulando normalmente à tarde, a situação expõe fragilidades no sistema de transporte público da cidade, que sofre com a queda no número de passageiros e a necessidade de ajustes no contrato com a prefeitura. A falta de investimento e a precariedade do serviço contribuem para o ciclo vicioso de queda na demanda e problemas financeiros das empresas.