De janeiro a maio foram 249 queixas e um prejuízo de quase R$ 500 mil; especialista, Feres Najm, dá dicas aos consumidores
A pandemia mudou nossos hábitos de consumo, impulsionando o delivery de comida. Porém, esse crescimento exponencial trouxe consigo um aumento significativo de golpes aplicados por falsos entregadores.
Golpes no Delivery: Um Problema em Crescimento
De acordo com o Procon-SP, houve um aumento de 186% nas reclamações sobre golpes em aplicativos de delivery entre janeiro e maio de 2023, totalizando 249 atendimentos, comparados aos 87 casos registrados em todo o ano de 2022. Os prejuízos aos consumidores já somam quase R$ 500 mil.
Táticas Utilizadas pelos Golpistas
As fraudes são variadas: entregadores cobram taxas extras não autorizadas, alteram o valor na maquininha de cartão (às vezes danificando o visor para dificultar a visualização do cliente), não entregam o pedido após o pagamento antecipado pelo aplicativo ou ainda inventam situações falsas, como acidentes, para justificar a não entrega da comida.
Leia também
Como se Proteger
O Procon orienta os consumidores a redobrarem a atenção. Nunca pague valores além do combinado no aplicativo. Verifique cuidadosamente o valor na maquininha de cartão, principalmente se o visor estiver danificado. Desconfie de ligações de entregadores alegando problemas após o pagamento. Caso seja vítima de um golpe, entre em contato com a empresa de delivery e, se não houver solução, acione o Procon.
As empresas de delivery têm a obrigação de ressarcir os consumidores em caso de golpes envolvendo seus entregadores. A responsabilidade é objetiva, ou seja, independente de culpa. O Procon-SP oferece canais de atendimento para auxiliar os consumidores a recuperar seus prejuízos, e em casos de golpes em larga escala, o Ministério Público pode ser acionado para ações coletivas.



