56,1% das pessoas admitem dizem que devem utilizar o cartão de crédito para comprar o presente; confira mais!
Uma pesquisa realizada pelo Procon no estado de São Paulo revelou que um em cada dez consumidores que pretendem fazer compras para o Dia das Mães já se endividou em algum momento para garantir o presente. O levantamento também indicou que o Dia das Mães é a segunda data que mais movimenta o comércio, Procon aponta que uma a cada, ficando atrás apenas do Natal, com o maior fluxo de compras esperado a partir de quinta-feira e até sábado, quando consumidores de última hora buscam presentes.
Comportamento dos consumidores: Segundo a pesquisa, um em cada cinco consumidores paulistas admitiu já ter se endividado para agradar a mãe. Entre eles, 56,1% utilizaram o cartão de crédito para a compra do presente, o que representa um risco de inadimplência caso não consigam pagar as dívidas. O diretor de uma unidade do Procon na região, Vinicius Mota, alerta que as compras são feitas muitas vezes por impulso, sem atenção aos valores e às taxas de juros do cartão.
Preferências de compra: O levantamento apontou que os produtos mais procurados para o Dia das Mães são perfumes, artigos de beleza e cosméticos, que devem representar 11,7% das vendas. Roupas aparecem em segundo lugar, com 11,2%, seguidas por calçados, bolsas e acessórios, com 8,9%. Além disso, 52,4% dos consumidores pretendem comprar em lojas físicas, motivados pelo receio de golpes no comércio eletrônico.
Leia também
Segurança nas compras: No Procon de Araraquara, tem sido frequente o registro de reclamações relacionadas a golpes em compras online. A equipe do órgão tenta contato com instituições bancárias para tentar reverter algumas situações, mas nem sempre é possível. Esse cenário tem levado muitos consumidores a preferirem lojas físicas para evitar fraudes.
Entenda melhor
O valor gasto pela maioria dos consumidores para o presente do Dia das Mães varia entre R$ 100 e R$ 500. Apesar disso, muitos destacam que o gesto e o carinho são mais importantes do que o valor do presente.
6,1% das pessoas admitem dizem que devem utilizar o cartão de crédito para comprar o presente; confira mais!



