Postos de Ribeirão Preto têm cobrado preços diferentes para pagamento em dinheiro e cartão
Em meio à forte concorrência no setor de combustíveis, postos de gasolina têm recorrido a diversas estratégias promocionais para atrair clientes. Descontos para pagamento em dinheiro, ofertas em horários específicos e promoções vinculadas a aplicativos são algumas das práticas comuns. No entanto, a falta de clareza na comunicação visual dessas promoções tem gerado conflitos e prejuízos aos consumidores.
Preço promocional enganoso
Um representante comercial, Danilo Ciriaco da Silva, relatou ter abastecido em um posto na Avenida Enrinestre, onde a gasolina era anunciada a R$ 4,19 o litro. Ao pagar, porém, foi cobrado R$ 4,39. O frentista explicou que o preço promocional só era válido entre meia-noite e 6h da manhã. Danilo afirma que a placa com o preço promocional estava em tamanho menor e na parte inferior da placa principal, o que o levou à confusão.
O que diz o Procon
De acordo com o coordenador do Procon, Férijohn Queiróz, essa prática é ilegal, pois induz o consumidor ao erro. A publicidade deve ser clara e ostensiva, informando todas as condições da promoção de forma inequívoca. O coordenador orienta os consumidores a fotografarem as placas com preços promocionais e a registrarem denúncias no site do Procon. Em caso de pagamento indevido, o consumidor pode solicitar o ressarcimento e, em situações de má-fé comprovada, receber o valor em dobro. O Procon pode autuar e multar postos que reiteradamente desrespeitarem o Código de Defesa do Consumidor (CDC), com multas que podem chegar a milhões de reais.
Leia também
A resposta do posto
O gerente do posto Interlagos, Edivaldo Aveiro, admitiu o problema, alegando ter criado a promoção em resposta a uma ação semelhante de um posto concorrente. Ele se comprometeu a ajustar a comunicação visual das promoções para evitar novos mal-entendidos. A situação destaca a importância da transparência na divulgação de ofertas e a necessidade de os consumidores estarem atentos para evitar cair em armadilhas.



