Estelionatários prometem muitas vantagens, mas não esclarecem contrapartida; idosos são os principais alvos
O Procon de Franca alerta sobre vendas duvidosas que têm prejudicado consumidores na cidade, especialmente aqueles mais vulneráveis, como pessoas de baixa renda e idosos.
Golpes comuns e falta de informações
De acordo com Luiz Murari, agente de fiscalização do Procon de Franca, esses golpes se caracterizam pela falta de informações e garantias, além da ausência de um contato claro com o vendedor. As vendas costumam vir acompanhadas de promessas exageradas sobre os produtos, sem clareza sobre entrega e assistência pós-venda. Os vendedores muitas vezes pressionam as vítimas, permanecendo em suas residências até concretizarem a venda.
Recomendações do Procon
O Procon orienta os consumidores a verificarem a presença de garantias antes de comprar qualquer produto ou assinar contratos. Em situações de constrangimento ou pressão, a recomendação é chamar a polícia. Se a compra for realizada, é fundamental certificar-se de que o contrato contenha todas as condições de forma clara e o endereço do fornecedor, para facilitar eventuais reclamações. Lembrando que compras realizadas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas em até sete dias.
Leia também
Como denunciar
Para registrar queixas no Procon de Franca, basta ligar para (16) 3721-4757. O órgão está localizado na Alameda Vicente Leporasi, 4655, Parque dos Pinhais, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.



