De acordo com a FEBRABAN, no mês de abril, bancos aplicaram 32 punições a correspondentes bancários com alguma irregularidade
Aumento de reclamações no Procon de Ribeirão Preto sobre empréstimos consignados irregulares de aposentados tem preocupado as autoridades. Muitos aposentados estão tendo empréstimos descontados de seus benefícios sem autorização prévia.
Golpes e Armadilhas
A aposentada Angélica Martins Cardoso Coelho relatou ter recebido diversas ligações com propostas de empréstimos com desconto em folha, mesmo após solicitar o bloqueio. Em um dos casos, os golpistas usaram o símbolo do INSS para se passar por legítimos. Angélica percebeu a fraude ao verificar seu extrato bancário e constatar descontos de empréstimos que não havia solicitado. Ela encontrou irregularidades nos contratos, como endereços falsos e assinaturas forjadas, e precisou recorrer à justiça para cancelar os empréstimos.
Ações do Procon e Orientações
O coordenador do Procon de Ribeirão Preto, Francisco Manguneto, explica que a maioria dos casos envolve correspondentes bancários que se aproveitam da vulnerabilidade dos aposentados. Ele alerta para a importância de verificar os extratos bancários regularmente para detectar descontos indevidos. O Procon afirma resolver mais de 90% dos casos relatados. A Federação Brasileira de Bancos também atua, aplicando punições a correspondentes bancários envolvidos em irregularidades. Em abril, foram aplicadas 32 punições.
Leia também
É fundamental manter-se atento a ligações suspeitas e evitar fornecer dados pessoais e bancários sem a devida confirmação. Ao perceber qualquer irregularidade, procure o Procon da sua cidade para obter orientação e auxílio.



