Aumento deveria valer a partir desta sexta (11), mas desde ontem vários postos já apresentavam novos valores
O aumento no preço dos combustíveis pegou muitos consumidores de surpresa em Ribeirão Preto. De acordo com relatos, alguns postos começaram a cobrar mais caro pelo combustível já na segunda-feira, um dia antes da data oficial do reajuste anunciado pela Petrobras.
Estoques baixos e guerra na Ucrânia
A situação de escassez de combustível no mercado mundial, agravada pela guerra entre Rússia e Ucrânia, contribuiu para o cenário de preços elevados. Postos trabalhavam com estoques baixos, e o anúncio da Petrobras interrompeu as vendas nas distribuidoras na segunda-feira, impossibilitando a compra de combustível a preços anteriores.
Ação do Procon
Diante das denúncias de aumento abusivo, o Procon de Ribeirão Preto iniciou fiscalizações. A estratégia inclui notificação dos postos, solicitação de notas fiscais de compra e venda, e verificação da taxa de aumento entre a compra do combustível pelas distribuidoras e a venda ao consumidor. O Procon autuará os postos que apresentarem aumento abusivo, aplicando multas que variam de R$ 5.000 a R$ 20.000, dependendo do tamanho do estabelecimento. O coordenador do Procon, Francisco Mangoneto, orienta os consumidores a denunciar práticas abusivas através do site da prefeitura, WhatsApp, e-mail ou telefone.
O Procon também alerta para a possibilidade de combustíveis reformulados serem vendidos a preços mais baixos. É importante questionar sobre a procedência do combustível antes de abastecer, uma vez que esses produtos podem danificar os veículos.



