CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Procon identifica materiais para construção vencidos em São Carlos

Órgão alerta sobre os perigos do uso de produtos fora da validade
materiais construção vencidos
Órgão alerta sobre os perigos do uso de produtos fora da validade

Órgão alerta sobre os perigos do uso de produtos fora da validade

Você confere a data de validade ao comprar materiais de construção? Deveria! Uma fiscalização do Procon em São Carlos encontrou cimento e argamassa com validade vencida em lojas da cidade.

Validade Vencida: Riscos para o Consumidor

Segundo Juliana Cortez, diretora do Procon de São Carlos, é preciso atenção redobrada. A validade deve estar clara na embalagem, em português, e com o selo do Inmetro quando necessário. Produtos sem validade devem informar essa ausência. O consumidor que adquirir produtos com irregularidades pode procurar o estabelecimento para troca ou devolução do dinheiro.

Os Perigos de Materiais Vencidos

O engenheiro civil José Eduardo Pereira alerta sobre os riscos do uso de materiais com a validade expirada. Uma argamassa vencida, por exemplo, pode soltar azulejos, causando acidentes domésticos ou até mesmo em prédios. A qualidade da estrutura da obra fica comprometida, podendo gerar problemas sérios e de difícil solução, como trincas em pilares.

Responsabilidade do Comércio

Miguel Dias, dono de uma loja de materiais de construção, afirma que os comerciantes devem estar atentos aos prazos de validade. Descartar produtos vencidos é mais vantajoso a longo prazo do que arcar com possíveis problemas futuros. Caso a loja não resolva o problema, o consumidor pode registrar uma reclamação formal no Procon, e o estabelecimento está sujeito a multas.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.